Equilíbrio das contas ou corda bamba? ~ Forno, Fogão e Cia Consultoria Gastronômica Chiarini Culinary Consultants Brasil

26/07/2016

Equilíbrio das contas ou corda bamba?

Desde o início das crises econômica e política o setor de alimentação fora do lar vem se mostrando em boa parte dos negócios de modo sólido, claro que muitas das pequenas empresas sofreram baixas e muitas acabaram fechando por conta do aumento sistemático de impostos, encargos e preços dos insumos e produtos que ultrapassaram as margens normais de reajuste, por conta de uma série de fatores, dentre eles o desequilíbrio das das contas.

Alcançar o equilíbrio é uma tarefa hercúlia no Brasil atual, manter margens aceitáveis de giro e lucro então, nem se fala, pois, o que se podia prever a menos de dez anos fazendo as contas, hoje se torna inviável porque podemos ser surpreendidos com novas cargas de impostos que fatalmente afetarão o faturamento da empresa e consequentemente poderão deixa-las na corda bamba.

Até mesmo grandes franquias estão adequando suas operações para se manter vivas no mercado, muitas tem optado por fechar lojas ou diminuir seus tamanhos mantendo a operação, mas, adequando a atual realidade econômica, já outras preferem popularizar produtos para chamar atenção do público e atrair vendas em número maior compensando a balança.

De tudo se pode verificar que mesmo diante de uma economia emperrada como a nossa que apresenta números esdrúxulos como a meta fiscal para 2017 no valor de 170 bi em deficit e que, já pode sofrer revisões, porque quando de sua apresentação, tais números ainda padeciam da informação dos Estados, o setor de alimentação fora do lar ainda consegue apresentar estabilidade e certo crescimento, surpreendendo até os mais descrentes.

Empresas do setor estão em um processo de volta as origens reaprendendo a administrar suas contas em busca do equilíbrio, muitas tem aplicado esforços em contratar especialistas para fazer análises e operar mudanças estruturais com técnicas de administração já conhecidas no mercado principalmente o de hotelaria.

Uma das mais faladas e usadas nos últimos tempos é o RM - Revenue Management que através de seus ensinamentos coloca a disposição do administrador a realidade de suas contas e apresenta fórmulas para retomar seu controle e crescimento.

Consultorias especializadas como a nossa contam com profissionais que auxiliam e conduzem esses processos de retomada, começando por inserir os ensinamentos do RM através de cursos e palestras e acompanhando o andamento das operações em hotéis, restaurantes, bares e afins, modificando as fórmulas de administração e implantando sua metodologia de maneira simples porém estruturada.

A técnica também está presente na parte de A & B - Alimentos e Bebidas e se torna sua base a partir da implantação, facilitando a administração e devolvendo o equilíbrio das contas tão buscado, por proprietários, investidores e restaurateurs.

A FFC - Forno, Fogão e Cia Consultoria elabora estudos e apresenta soluções usando a técnica de Revenue Management aos seus clientes, além de proporcionar uma gama de serviços através de treinamentos focados:


  • Aplicações de Técnicas da Alta Gastronomia
  • Segurança Alimentar APPCC HACCP
  • Atendimento e Vendas
  • Gestão em Alimentos e Bebidas
  • Gestão Administrativa
Estes treinamentos pode ser contratados em módulos adequando-se as necessidades da empresa.

Consulte-nos!