Conheça o trabalho de uma consultoria gastronômica. ~ Forno, Fogão e Cia Consultoria Gastronômica Chiarini Culinary Consultants Brasil

24/11/2015

Conheça o trabalho de uma consultoria gastronômica.

Conheça o trabalho feito pela nossa consultoria, o Chef Marcelo Santos explica em detalhes como é possível transformar ideias e sonhos em negócios gastronômicos bem estruturados.



Como é o trabalho de uma consultoria gastronômica?
- Nosso trabalho é todo feito a partir das ideias e sonhos dos nossos clientes, tornamos exequível essas ideias, transformando-as em projetos que serão realidades, adequando cada detalhe as possibilidades para que o restaurante ou qualquer outro tipo de negócio gastronômico possa nascer.

Como acontece o primeiro contato do consultor com o cliente?
- Recebemos o primeiro contato na maioria das vezes, através do formulário de contato que está em dois lugares no nosso site, ao fim da página principal e na aba "contatos", onde é possível o cliente nos escrever, contando suas necessidades, o que ele precisa e o que deseja que façamos, então, respondemos e também na maioria das vezes, pedimos mais detalhes sobre as ideias para o projeto e informações detalhadas do que o cliente já tem em mãos. Há também como o cliente nos contactar por telefone para a primeira conversa.

Nesse primeiro contato os clientes chegam com muitas dúvidas, há questões técnicas para esclarecer, o que normalmente perguntam?
- Recebemos questionamentos variados com questões técnicas, mas, a grande maioria quer saber quais são os serviços que oferecemos, em quanto tempo podem ser executados e é claro, quanto custam, entretanto, nossas respostas não ficam só entre os serviços e os preços, esclarecemos as possibilidades reais para que o cliente saiba que seu investimento será feito de maneira séria, adequada ao mercado que ele quer ingressar e também as leis e normas que regem o setor, principalmente nas questões de segurança alimentar e boa administração.

Quais os serviços mais solicitados para a consultoria?
- Difícil responder essa pergunta com números, porque as vezes o cliente quer apenas a criação de um cardápio para seu restaurante, mas, como oferecemos uma gama de serviços, ele acaba descobrindo que para executar aquele cardápio, será necessário uma série de outros pontos que precisam ser vistos ou adequados quando o cliente já tem um negócio gastronômico.

A consultoria atende clientes que já tem um restaurante, como ficam as orientações para esse tipo de público?
- Atendemos clientes que tem restaurantes, bares, lanchonetes, cafés, hotéis, pousadas, enfim, as orientações são feitas também de acordo com as necessidades expostas por esses clientes e que muitas vezes vão além.

Quais os serviços que a consultoria oferece?
- Nosso serviços são completos, literalmente podemos transformar uma ideia, um sonho de ter um negócio gastronômico em realidade, através de uma consultoria completa, que envolve profissionais experientes que formam equipes multidisciplinares, atendendo a cada detalhe necessário para tornar cada projeto exequível, desde o desenho arquitetônico até sua inauguração e ainda acompanhamos o cliente por tempo indeterminado, caso nos contrate para isso. Na lista de nossos serviços estão: Educação profissional com treinamentos, capacitação e cursos, criação de cardápios, adequação e modernização de parques produtivos (cozinhas, estoques, áreas de atendimento e etc.), análise de projetos ou negócios gastronômicos em andamento, enquadramento legal e fiscal, implantação das técnicas de produção, segurança alimentar incluindo certificações de HACCP, criação dos documentos necessários e obrigatórios para que se possa produzir e vender alimentos de acordo com as normas legais, aplicação de técnicas de gastronomia, treinamento para atendimento e vendas, gestão de alimentos e bebidas e gestão administrativa e muitos outros serviços que podem ser conferidos em nosso site.

Quanto tempo em média dura uma consultoria completa?
- Tudo depende do que o cliente tem em mãos, se tivermos que fazer nascer um restaurante ou outro tipo de negócio gastronômico do zero, esse tempo pode se estender por vários meses, porque envolverá da escolha do local para a abertura do negócio, até sua inauguração, passando por todas as fases, da reforma ou construção da casa, o projeto de arquitetura, a criação do conceito, cardápios, a lista de equipamentos e utensílios necessários à produção, fornecedores, confecção dos itens para aprovação, recrutamento e treinamento de pessoal, toda a parte legal e fiscal e outros detalhes que podem estar presentes no projeto, nossas equipes farão todos os esforços para que tudo aconteça dentro do menor tempo possível, mas, sempre com segurança e responsabilidade.

Quanto custa em média abrir um restaurante ou outro tipo de negócio na área da gastronomia?
- Outra questão bem complicada de responder porque envolve muitas variáveis, mas, em nossas consultorias, oferecemos e indicamos os caminhos para que os clientes façam seus investimentos de maneira consciente e equilibrada, buscando adequar o budget dentro do projeto.

Hoje em dia existem diversas linhas de financiamento para a abertura de novos negócios que possibilitam a compra de equipamentos, a consultoria aconselha os clientes a buscar esse tipo de investimento?
- Alguns clientes tem capital para dar início ao negócio, concluí-lo e mante-lo durante certo tempo, já outros, tem parte desse capital e se investirem tudo nos equipamentos, ficarão sem ter como fazer girar o negócio, para esses clientes indicamos essas linhas de financiamento, porque tornam a manutenção do negócio mais fácil, pois, uma administração bem executada fará, com que o cliente consiga saldar esses compromissos sem preocupações.

Na atual situação econômica a recuperação do investimento em negócios na gastronomia ficou com um tempo maior, ou seja, demora mais para o retorno do dinheiro investido, quando um cliente abre um negócio com a orientação da consultoria esse tempo pode diminuir?
- É possível diminuir a previsão de tempo para o retorno de investimento, desde que o cliente siga cada passo planejado de forma racional, lembrando sempre de que seu maior investimento será feito para o atendimento ao cliente, para isso, cada detalhe do planejamento é pensado para oferecer qualidade e excelência na produção dos alimentos, na prestação do serviço e em vendas. O que sempre dizemos a todos os nossos clientes é que, não é um trabalho fácil ou simples de fazer, muito menos, que ele trabalhará menos do que se estivesse em um emprego comum, mas que, os resultados vão aparecer ao longo desse trabalho e cada um deles, terá um significado enorme mesmo quando parecer apenas o mais simples dos detalhes.

Qual o conselho que o Chef daria a quem quer abrir seu próprio negócio?
- Na verdade não posso encarar como conselhos e sim como incentivos, digo sempre aos clientes:
Não desista de seus sonhos ou ideias e procure concretiza-las com consciência e responsabilidade;
Procure ajuda especializada de uma consultoria séria, esteja cercado de bons profissionais que possam ajuda-lo a tornar os projetos possíveis;
Saiba que apesar de muito trabalho, existe a satisfação de ver seus clientes bem atendidos, alimentar as pessoas é algo muito especial e um prazer enorme.