O planejamento é a chave para abrir seu negócio. ~ Forno, Fogão e Cia Consultoria Gastronômica Chiarini Culinary Consultants Brasil

11/05/2015

O planejamento é a chave para abrir seu negócio.

Chega um momento na vida de todo o profissional em que há a necessidade de dar uma virada,
alguns partem para um novo emprego, outros mudam de área e muitos querem abrir seu próprio negócio.

Boa parte dos que se tornam novos empreendedores vão para o ramo da alimentação, através de franquias ou com suas próprias marcas, uns com alguma experiência por ter trabalhado em negócios gastronômicos, outros sem nenhuma experiência.

Mas, por onde começar?

É necessário estabelecer um plano de negócios com a previsão de cada fase, partindo do investimento até o funcionamento pleno, neste ponto existem dúvidas sobre o que colocar como prioridade, vamos esclarecer como montar seu planejamento e transforma-lo na chave para abrir o seu negócio gastronômico.

Investimento.
Procure saber sua capacidade financeira antes de investir, através de uma consultoria, você poderá verificar qual é o tipo de negócio gastronômico mais adequado, existem vários entre eles: Cafés, Bares, Restaurantes, Food Services, Fast Casuals, Food Trucks e etc.

Escolhendo o melhor local.
Visite diversos locais, olhe se o imóvel que escolheu vai necessitar de reformas e quanto isso vai consumir do seu capital, veja as possibilidades de concorrência, conheça-as, olhe o público que frequenta, converse com os proprietários, saiba os costumes de consumo daquele público antes de escolher o local certo para seu novo negócio.

Se for adquirir uma franquia ou comprar um negócio já em operação, verifique o retorno do investimento em tempo no caso de franquias e seus planos de marketing, já para negócios em operação, olhe todos os detalhes, incluindo custo e margens de lucro, equipe, equipamentos, contratos de locação no caso do imóvel não ser próprio, o público, os produtos e os serviços oferecidos.

Montando seu negócio gastronômico.
A primeira coisa a fazer depois de escolhido o local é montar o cardápio, a partir dele todo o resto será efetivamente mais prático, afinal, como se pode reformar um imóvel para ficar adequado ao seu novo negócio, comprar equipamentos adequados, contratar pessoas, sem saber o que vai ser servido?

Comprando equipamentos.
Tome cuidado de não entrar na empolgação, compre equipamentos adequados ao seu negócio sem exagerar, equilibre seus investimentos entre o setor produtivo e o de serviços, ambos são importantes, mas, de nada adianta comprar equipamentos caros ou exagerados para a cozinha por exemplo e deixar seu salão inadequado, o mesmo serve para a situação contrária.

Fornecedores.
Procure fazer uma lista completa contendo pelo menos três de cada tipo de insumo ou produto que utilizar, assim poderá criar concorrência.

Buscando talentos.
Contratar pessoas é uma arte, busque ajuda do consultor, ele estará apto a ver quem está preparado para trabalhar e quem precisa de capacitação.

Treinamentos.
São extremamente importantes e não é só para abrir as portas do seu novo negócio, mas, para manter sua equipe sempre pronta a oferecer o seu melhor, com treinamentos você consegue manter padrões e melhorar sempre seu nível de atendimento, serviços e produção, além de valorizar seu produto e sua equipe.

Qualidade.
Menos é mais sempre! Essa máxima serve bem para qualquer bom negócio gastronômico. Buscar qualidade é um ponto primordial para obter sucesso, para isso, busque insumos e produtos adequados, compre em quantidades corretas para a sua produção e venda, sem exageros, é preferível produtos frescos em estoque para oferecer sempre o melhor, seu cliente notará que você o valoriza com essa atitude.

Preços.
Antes de mais nada é necessário fazer contas, você precisará saber quais são seus custos reais e qual é o objetivo de margem a ser atingido, lembre-se de que esse objetivo leva algum tempo para aparecer, portanto, saiba equilibrar valores e manter uma regularidade entre custo e lucro em cada preço divulgado no cardápio. A causa de alguns produtos não terem saída pode estar justamente aí.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco.

Ajudamos você a montar seu planejamento.