AUMENTANDO E MANTENDO O GIRO DE CLIENTES EM 11 PASSOS. ~ Forno, Fogão e Cia Consultoria Gastronômica Chiarini Culinary Consultants Brasil

08/04/2014

AUMENTANDO E MANTENDO O GIRO DE CLIENTES EM 11 PASSOS.

É necessário se reinventar para se manter no mercado, promoções, lançamentos de novos produtos, divulgação através de redes sociais, tudo é válido para atrair os clientes e ganhar novos.

A regra é bem simples os clientes pedem preço e qualidade mas, como fazer isso se tornar possível?

Reduzir custos tem se tornado uma arte, já que um insumo pode sofrer variações de preço de acordo com os mais inusitados índices, mercados financeiros, condições climáticas, demanda e até a reinvenção do comercio.
Buscar produtos de qualidade com custos baixos requer paciência, pesquisa e muita negociação mas, não é só isso que vai fazer sua clientela se fixar, qualidade é também oferecer um serviço de excelência, mão de obra boa nunca é barata portanto, a questão preço fica comprometida.
Trabalhar a redução de margem de lucro para manter o giro é uma boa, entretanto, se não for bem planejada impede do comercio crescer.

O planejamento é a grande saída!

 - Faça pesquisas.
1) Conheça seus clientes de perto, procure saber o que eles anseiam do seu comercio.
2) Veja quais produtos saem mais e os que saem menos e junte estes dados com as pesquisas dos clientes para entender o que está faltando.
3) Saiba como anda o atendimento, saia de trás do balcão observe.

 - Junte as estatísticas.
4) Reserve um tempo para estudar todos os dados e fazer um desenho real sobre seu comercio, só assim saberá o que fazer para colocar um plano de ação em pratica.

 - O planejamento em pratica.
5) Agora com o desenho real do seu comercio nas mãos, é hora de fazer as coisas acontecerem, ataque diretamente os fornecedores negocie descontos mas, exija qualidade, se houver falta de um insumo por causa daqueles índices que já falamos, olhe a tendência das pesquisas dos clientes e substitua.
6) Vá atrás de produtores locais eles conseguem vender o mesmo produto que existe em grandes mercados e atacadistas, com mais qualidade e muitas vezes, muito mais barato.
7) Agregue valor aos produtos com um atendimento de primeira, treine e recicle pelo menos a cada 3 meses todo o seu pessoal e continue observando, lembre-se do ditado "O olho do dono engorda o gado".
8) Menos é mais portanto, não precisa ganhar 100% em tudo, reduza onde der as margens de lucro, lembrando de manter uma margem de segurança para a continuidade.
9) Promova sempre, marketing bem feito é aquele que obtém resultados, pouco importa se de graça ou pago, divulgue em todos os lugares onde o seu público possa ter acesso, redes sociais, sites, blogues, e-mail marketing, panfletos, faixas, cartazes enfim.
10) Siga a tendência, o cliente diz o que quer e você providencia para atender, aproveite este momento para saber de novo sobre a satisfação do cliente, assim ele vai lembrar de recomendar você para amigos, parentes e vizinhos.
11) Mantenha-se atualizado e crie novos produtos ao menos a cada mês, clientes gostam de novidades no entanto, não dispense o que se tornou tradicional, seu comercio é recomendado por ambos, o novo e o tradicional.

Quer saber mais? Fale conosco, podemos ajuda-lo a alcançar o sucesso!