O LEÃO E SUA EMPRESA, SPED e-Social! VOCÊ JÁ ESTÁ PREPARADO? ~ Forno, Fogão e Cia Consultoria Gastronômica Chiarini Culinary Consultants Brasil

13/03/2014

O LEÃO E SUA EMPRESA, SPED e-Social! VOCÊ JÁ ESTÁ PREPARADO?


Desde 2008 vem sendo implantado o SPED Sistema Público de Escrituração Digital, que surgiu da necessidade de integrar informações prestadas pelos contribuintes com o fisco.

Já aconteceram duas das três fases do programa de integração: a fiscal com a implantação da NF-e, e recentemente a contábil com a implantação da ECD "ainda em testes" mas, com prazo final para outubro deste ano e vem ainda até o fim de 2015 o e-Social que vai compilar todos os dados relativos aos trabalhadores tais como: a escrituração da folha de pagamentos e em uma segunda fase o livro de registros de funcionários.

Cronograma do eSocial
- Empresas do Lucro Real:
  • Até 30/04/2014 – Envio dos Eventos Iniciais
  • Até 30/05/2014 – Envio dos eventos de mensais de folha e apuração dos tributos.
- Empresas do Lucro Presumido e Simples Nacional:
  • Até 30/09/2014 – Envio dos Eventos Iniciais
  • Até 30/10/2014 – Envio dos eventos de mensais de folha e apuração dos tributos.
- MEI e Pequeno Produtor Rural:
  • Final do 1º semestre de 2014
- Substituição da GFIP:
  • A partir da competência 07/2014 para as empresas do Lucro real, e de 11/2014 para as do Lucro Presumido e Simples Nacional.
- Substituição da DIRF, RAIS, CAGED e outras informações acessórias:
  • A partir de 01/2015.
- Entrada do módulo da reclamatória trabalhista:
  • A partir de janeiro 01/2015.
Segundo a Receita Federal o Governo exigiu que todos os estudos estejam concluído até 2015, incluindo a fase de testes, isto significa que é necessário se preparar para não ter surpresas.

Quem passou pelo aperto quando houve a implantação da NF-e, tornando a emissão de nota fiscal obrigatória e não estava preparado, sabe que pode custar caro, a começar por ter de adquirir as pressas um sistema ou um módulo de sistema, para colocar a situação da empresa em ordem.

Agora com a implantação da ECD, onde parte das informações são fornecidas pelo contador e parte pelo empresário, algumas empresas do setor de informática já estão se adiantando e preparando para o futuro, construindo módulos para a própria ECD e também para o e-Social 1ª e 2ª fases como já dito acima.

A Prosolutions e a SQG nossas parceiras, vem desenvolvendo um software capaz de dar a solução definitiva para o empresário, que precisará colocar todas estas informações a disposição da Receita e de outros órgãos governamentais.

O sistema SQGNET, já tem em seu corpo um módulo cadastral onde o empresário já começa a alimentar um banco de dados com as informações do e-Social, o que facilitará complementar assim
que todos os estudos da RFB terminarem e for divulgadas as regras para o envio.

O objetivo é acabar de uma vez por todas com as informações em papel e para isso, nada melhor do
que ter um sistema completo, que auxilia a administrar seu negócio a distância, já que está em nuvem, acessível ao empresário de qualquer parte do mundo através da internet.

A segurança das informações é garantida por uma equipe de especialistas que constroem o sistema a partir de um série de plataformas e linguagem criptografadas.

Seu sistema de gestão ainda não está atualizado?

Entre em contato conosco ou diretamente com nossos parceiros clicando nos logotipos SQGInfo, SQGNET e Prosolutions.