PADRONIZAÇÃO NA GASTRONOMIA COM PRODUTOS LOCAIS. ~ Forno, Fogão e Cia Consultoria Gastronômica Chiarini Culinary Consultants Brasil

13/01/2014

PADRONIZAÇÃO NA GASTRONOMIA COM PRODUTOS LOCAIS.

Muitas pessoas frequentam restaurantes e afins, porque sempre encontram aquele prato de sua preferência, feito do mesmo jeito. Isto se deve a padronização que começou nas grandes redes de lanchonetes espalhadas pelo mundo. Conseguir fazer tudo sempre igual em diversos lugares é uma tarefa descomunal afinal, não é sempre que encontramos os mesmos ingredientes. Cortes de carne por exemplo mudam de região para região, a saída neste caso, é ter fornecedores em que você encontre o produto quase "in natura" para que você faça o processamento, o que torna este tipo de padronização extremamente caro.
Algumas redes ao perceber isso, vêem investindo na padronização com produtos locais, tornando o negócio mais interessante devido a diversidade. Utilizar insumos da sua região e padronizar a confecção, usando um ou outro método de gastronomia, faz com que você ganhe em duas frentes, prestigiando os produtores locais obtendo produtos mais frescos e baratos e ganhando público de outras regiões, que certamente irão querer conhecer aquela receita tradicional feita com o produto local.
Outra vantagem é poder aplicar um passo importante de todo o treinamento de equipe que é a reciclagem, devolvendo estímulo aos integrantes em faze-los perceber que podem confeccionar a mesma receita com insumos diversos, ajudando-os a ser mais criativos.
A padronização tem muito a contribuir, já que baixa custos de produção em diversos pontos: economia na compra, eliminação de desperdícios, confecção facilitada com receitas simplificadas, serviço mais rápido e eficiente, linha produtiva adiantada com um turno trabalhando para o outro fazendo pré-preparo, erradicação de erros de armazenamento, diminuição do índice de reclamações do público, uma vez que os produtos finais serão feitos sempre da mesma forma.
O melhor é que ainda sobra tempo e espaço para criar cardápios sazonais aproveitando produtos de época, o que trás novidades aos clientes, aguçando sua curiosidade.
Padronizar sua gastronomia de forma local, pode ser a saída para ganhar destaque, ganhar o mercado e aumentar seus lucros. Saiba mais sobre como padronizar, entrando em contato comigo.