COZINHEIROS "X" NUTRICIONISTAS UMA PARCERIA OBRIGATÓRIA! CONSULTOR UM ELO DE LIGAÇÃO. ~ Forno, Fogão e Cia Consultoria Gastronômica Chiarini Culinary Consultants Brasil

22/01/2014

COZINHEIROS "X" NUTRICIONISTAS UMA PARCERIA OBRIGATÓRIA! CONSULTOR UM ELO DE LIGAÇÃO.

Cada vez mais o público procura alimentos naturais, orgânicos, frescos e seguros, forçando os donos de restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, hotéis, pousadas e afins a buscarem estes produtos e mais, a ter como certificar para seus clientes a origem e a segurança do alimento oferecido.

O universo gastronômico funciona de forma muito dinâmica e sempre busca aprimorar-se, apesar das resistências pontuais de alguns setores, que só se adequam quando uma lei impõe a obrigação.

Exemplo disso, as industrias alimentícias à bem pouco tempo, foram obrigadas a divulgar informações nutricionais em seus alimentos processados e mais recentemente, entraram no programa de redução de sódio, imposto através de acordos assinados entre as entidades de classe e o Ministério da Saúde.

Outra resistência muito peculiar parte diretamente do setor de restauração como um todo, mais especificamente dos Chef's, cozinheiros e suas equipes, que não conseguem se entender com uma(um) parceira(o) de trabalho, a(o) nutricionista ou nutróloga(o), criando um sério problema para alcançar a tão buscada qualidade e segurança dos alimentos que tanto o consumidor quer.

O papel de cada um destes atores na cena gastronômica é muito bem definida, principalmente quando uma equipe de cozinha passa por um treinamento e adequação e esta resistência deixa de existir pois, o Chef ou cozinheiro e suas equipes, passam a entender que a(o) nutricionista, não é uma(um) "metido a besta" que vai dar ordens a eles, dizendo como se deve ou não preparar suas receitas mas, sim aconselhar como executar cada passo delas com total higiene e atenção aos detalhes de manipulação, utilização de EPI's, armazenamento correto e validade dos insumos, proporcionando a segurança alimentar e a melhora na qualidade.

Criar esta parceria no entanto, não é nada fácil, não basta contratar uma(um) nutricionista e joga-la(o) na "cova dos leões", esperando que ela(e) não sejam devorados e ainda consigam implantar um programa de segurança e higiene que funcione, mesmo quando ela(e) não estiver presente, já que desta forma, a resistência de quem já está na cozinha é liquida e certa.

Para que esta parceria aconteça de forma mais tranquila e se torne essencial, entra outra figura que sofre talvez a mesma resistência, o consultor gastronômico, ele é o elo de ligação entre Chef's, cozinheiros e equipes com a(o) nutricionista, construindo através de seus conhecimentos, treinamentos e adequações, um relacionamento que deve ser duradouro, já que o consultor é o responsável por fazer uma cozinha funcionar como um relógio suíço durante sua atuação e garantir que haja continuidade deste funcionamento, após o término da consultoria.

Fazer com que cada um destes atores tome seu real lugar e instrui-los a trabalhar em equipe, quebrando todas as resistências, é trazer aos donos de restaurantes, bares, padarias, hotéis, pousadas e afins, a tranquilidade de não sofrer autuações durante uma fiscalização e o mais importante, lucros sempre em crescimento, já que o público irá notar a melhora na qualidade do alimento e estará satisfeito em relação a sua segurança.

Investir nestas parcerias dá ótimos resultados!

Ficou interessado e quer saber mais, entre em contato conosco e faça uma cotação.