De: 2013 Para: 2014 e 2016. Oque aconteceu? ~ Forno, Fogão e Cia Consultoria Gastronômica Chiarini Culinary Consultants Brasil

02/12/2013

De: 2013 Para: 2014 e 2016. Oque aconteceu?

O que aconteceu neste ano?
Esta é a pergunta que não quer calar!
Difícil é conseguir reunir tudo em poucas frases, no entanto, é necessário.

A gastronomia brasileira estagnou, poucos foram os investimentos de empresas brasileiras no setor, a não ser na industria de equipamentos, que recebeu uma série de investidores estrangeiros interessados em nosso mercado.


Aí vem outra pergunta que já fiz a algum tempo:

Estamos realmente preparados para receber visitantes nos dois próximos eventos Copa em 2014 e Olimpíadas em 2016?

Neste passo, não vi evolução nenhuma, exceto de grandes hotéis que buscaram aprimorar seu quadro de funcionários e suas relações com seus hóspedes, na parte gastronômica não houve quase nada de novidades.


Imagino o que será durante os jogos da Copa, onde quase todos estarão ligados em suas TV's e não terão nada de atrativos novos ou no mínimo diferentes para oferecer.


Seremos de novo lembrados como o país do futebol, cervejas de péssima qualidade, comidinhas de bar e de recepção horrorosa?


Poucos tiveram o cuidado de preparar pessoas para servir ou ofertar um cardápio falando em inglês ou o próprio escrito em inglês, ou inovar cardápios, ou ainda, treinar suas cozinhas para atingir o minimo aceitável de higiene, rapidez e boa apresentação dos alimentos.


Investir em treinamento é a saída, para resolver estas e outras questões.


Felizmente ainda há tempo, apesar de bem curto, já que estamos a cerca de 190 dias do começo dos jogos.


Os restaurantes, bares, padarias e afins que pretendem ganhar com este mercado, ainda podem investir em um bom treinamento e adequação para a Copa e se preparar com alguma antecipação para as Olimpíadas em 2016.


Se interessou? Entre em contato!